quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Rodovia 2009 - Cuidado com a Neblina


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ª Postagem 2009

Voltando com tudo e a mâo mais pesada.
Comprando a briga das pessoas do BEM e dos Empreendedores bem intencionados.
Nexus esta de volta e às ordens.
Participe, Comente, Denuncie, Você pode !

Altíssimo Senhor,
dedico a Ti esta vitória.

COMPONENTES DE MARKETING - 3º Capítulo

Propaganda
Promoção de Vendas
Vendas
Relações Públicas
Distribuição
Merchandising
Marketing Direto

Propaganda

1 - Definições

_"Propaganda é toda a comunicação que é emitida, paga e controlada por uma empresa, com a finalidade de transmitir uma mensagem a determinado púbico, fornecendo informações e motivações para compra de um produto ou serviço."
_"Propaganda é a comunicação de massa, paga, cujo obejetivo é difundir informações, criar atitudes e ações benéficas para o anunciante."
_"É uma comunicação dirigida a convencer pessoas, que ela orienta, para determinada decisão de demanda."
_"A aplicação comercial da arte de persuasão humana."

2 - Funções

A propaganda pode ser usada para gerar vendas de determinados produtos ou para fixação de uma imagem ou marca, visando uma consolidação comercial, com reações favoráveis.
A função básica da propaganda é informar com rapidez ao consumidor, a existência e a qualidade de produtos e marcas. Deve informar através de bases honestas, afirmações objetivas, que não deixem margem à dupla interpretação.
A propaganda tem ação indireta, sendo difícil de relacionar seus efeitos com os resultados de vendas.

³ - Planejamento

Após definição dos objetivos da propaganda é necessário estabelecer as tarefas que serão desempenhadas, considerando-se que ela é parte integrante do planejamento geral de Marketing, envolvendo recursos humanos e financeiros, fixando prazos.
O gerente de propaganda deve ficar subordinado ao departamento de Marketing, sendo que, em conjunto, devem elaborar o planejamento de propaganda, suas estratégias e meios de controle. Este planejamento deve estabelecer claramente os objetivos, quantificando-os percentualmente quanto aos resultados em relação aos períodos anteriores.
Todo planejamento fica dependendo da disponibilidade das verbas que são destinadas pela Empresa à propaganda.

4 - Veículos de propaganda

A escolha acertada dos veículos onde vamos colocar nossas mensagens é uma verdadeira ciência, com suas técnicas especiais e que denominamos de MÍDIA. As mensagens devem ser preparadas de acordo com os veículos onde serão inseridos e de acordo com o público que queremos alcançar. A mensagem deve ser clara, objetiva e sugestiva. Deve destacar os pontos dos nossos produtos que os tornam melhores em relação aos dos concorrentes. A mensagem precisa ser de estímulo e de persuasão. Deve atingir o maior número possível do público que nos interessa.

Os principais veículos de comunicação são:

Jornal - Com periodicidade e tiragens variadas, tem seu público determinado pela linha editorial. Dentro de cada jornal há várias seções distintas que atingem públicos diferentes.

Revista - Há revistas especificamente femininas, outras infantis, outras para homens e aquelas que atigem vários públicos ao mesmo tempo.

Radio - Cada programa tem um público diferente.

Televisão - Considerado como o veículo que consegue maiores audiências, pois penetra em todos os lares, é o que consegue melhores resultados em termos de propaganda.

Cinema - Atinge um público que observa mais atentamente ao que surge na tela, pois há mais concentração e nada atrapalhando a atenção.

Mala direta - Veículo de excelentes resultados, usando várias alternativas: folhetos, propectos, volantes, cartas, cartões, catálogos, enviados pelo Correios ou distribuidos de mão em mão.

Outdoor - São utilizados em conjunto com outras informações como apoio.

Luminosos - Mais utilizados em portas de Estabelecimentos Comerciais ou Instituições.

Alto-falantes - Muito usados em cidades pequenas do interior com muito bons resultados.

Projeção - Apropriada para feiras, cursos e treinamentos.

CONSELHO IMPLACÁVEL:

Não perca tempo com curiosos inúteis. A Internet esta cheia de anúncios especulativos de aventureiros medíocres, sem a menor condição de fazerem o que se propõem ou o que se dizem interessados. Geralmente estão querendo "se adiantar" às custas da situação ou da condição dos outros. Se o sujeito não comprovar enderêço e o meio de contato for apenas um nº de telefone celular, muito cuidado. Você poderá "dançar".

LEMBRETE

As verdadeiras palavras não são sempre bonitas e as palavras bonitas nem sempre são verdades.

Um comentário:

nil disse...

Realmente as Festas Natalinas cada vez mais são meramente uma festa popular de fechamento do ano. Uma prova disso é que a antiga tradição de troca de presentes que era feita no dia dos Reis Magos, foi manipulada e antecipada pelo comércio para o dia 25 de dezembro. que também não é a data de nascimento de Jesus. É simplesmente o dia do Papai Noel. O comércio provavelmente antecipou e modificou a Tradição visando reequilibrar finanças com vista ao balanço anual das Empresas, com base em 31 de dezembro. O Dia dos Reis Magos não tiraria as Empresas do vermelho, no ano anterior. E o Povo gosta... nilceiamag@hotmail.com